quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Arte de cuidar de alguém



Cuidar requer o hábito de se doar ao outro.
Não é muito fácil, mas para quem já conseguiu adquirir o hábito e tomou gosto pelo saber do outro se está bem, se está tudo nos eixos, se precisa de algo, isso não passa de um costume e a cada dia mais prazer dá.
Sempre gostei de saber se o outro estava bem.
Mamãe dizia que eu não pedia dinheiro para ir para escola pra mim, pedia para comprar o lanche e dividir com minhas amigas, segundo ela para agradar o grupo, ser aceita, mas não, era para repartir e dividir o que tinha.
Sempre gostei disso, desde nova, aliás no segundo grau, em minha casa, vivia cheia de meus colegas que não estudavam ou não sabiam tanto quanto eu as matérias, então eu estudava sempre em dia pra que quando chegassem meus colegas, eu pudesse ajudá-los. Chegava 1 hora mais cedo ao portão do colégio para quem chegasse e tivesse que tirar dúvidas comigo, eu estivesse ali antes das provas.
Não sabia colar, mas passava cola como ninguém, trocava de provas, não sabia dizer não.
Não para escorar qualquer amigo, mas porque não sabia ver ninguém em apuros.
Sempre tive necessidade maior de amar que ser amada, sou carente de amor, mas amo muito mais, sempre que me amam, isso é fato.
Mas como acredito que tenha me "acostumado" com essa questão, não sei cobrar retornos ou o amor na mesma intensidade. Por outro lado acabo querendo cuidar demais, acabo sufocando um pouco, mas de qualquer forma, sempre se encontra carentes de plantão que gostem até da minha forma ansiosa e mal administrada cheias de medos das perdas que já experenciei.
Por isso, queria conversar, colocar que realmente, tenho uma forma de carinho pelas pessoas que é verdadeira e acredito que num ponto até boa, que é esse meu jeito de amar, sem querer nada em troca, pois nunca me sinto capaz ou merecedora do amor em retribuíção desse outro a quem destino o meu amor.
Coloco amor não só o amor de que todos falam, mas o amor por alunos, conhecidos, amigos, pais, sobrinha, irmão, família, etc.
Gosto de fazer coisas para as pessoas, ver as pessoas sorrindo, reparar no que elas gostam, presenteá-las, acho que são carícias.
Agrada fazer poesias e textos pensando nos meus amigos, nas pessoas que me fazem bem, personagens que cruzam minha vida sem pedir licença e acabam invadindo de uma forma inusitada e inesperada me deixando rendida ao encantamento, sem saber como e nem porque.
Esse tipo de cuidado não pode ser julgado, nem visto como interesse.
Uma vez, uma tia minha disse: "Ninguém consegue ser bonzinho assim, você deve estar fazendo tipo."
Não faço, é meu, não posso fazer nada quanto aos outros que não são e saem julgando aos outros como eles.
Isso é fato: não consigo ser diferente de mim mesma, por isso, sou boa, gosto de ser generosa, gosto de ouvir pessoas, histórias, fazer o bem, ser educada, dizer muito obrigada até pro motorista do ônibus. Sim, não é mentira, pois faço, e até estranham, pois os coisificam tanto que quando alguém os trata como pessoas, já olham retraídos e desconfiados, tal é o mal que faz a armadura da indiferença do dia-a-dia das pessoas que não são delicadas, e não prestam atenção em outras, fazendo o exercício do cuidado mesmo sem olhar para quem.
Não importa quem seja, cuide de quem está do lado, a recompensa é imediata: um sorriso e um abraço, quem sabe, e não tem preço, nem coisa melhor na vida que a gratidão pelo cuidar sem esperar retorno de quem nem imaginávamos conhecer.

Cristiana Passinato












Deus cuida de mim


Salette Ferreira

Deus cuida de mim
Mesmo que eu não veja
Mesmo que eu não perceba
Deus cuida de nós
Não há o que temer e nem desanimar
Deus está comigo
Porque Ele me ama
Deus está contigo
Porque Ele te ama
Deus está conosco
Ele tem cuidado de nós
Deus cuida de Mim
Deus cuida de mim
Mesmo que eu não veja
Mesmo que eu não perceba
Deus cuida de nós
Não há o que temer e nem desanimar
Deus está comigo
Porque Ele me ama
Deus está contigo
Porque Ele te ama
Deus está conosco
Ele tem cuidado de nós
Deus cuida de Mim
Deus está comigo
Porque Ele me ama
Deus está contigo
Porque Ele te ama
Deus está conosco
Ele tem cuidado de nós
Deus cuida de Mim
Deus cuida de Mim