quarta-feira, 25 de abril de 2012

Travando na hora H

Já aconteceu de você ter tanto assunto com alguém que quando chega na sua frente não conseguir falar nada?
Já aconteceu várias vezes comigo.
É tal o nível da ansiedade gerada e o acúmulo de sentimentos e assuntos que não dá tempo de organizar tudo.
Escrever antes para lembrar e puxar a colinha da pauta e pagar o mico de ser ridículo?
Não falar nada e pedir um tempo, sendo que a pessoa sempre está correndo?
Perder aquele momento de 5 minutinhos que são sagrados para estar junto com toda aquela lista de coisas que queria levantar?
Ou esquecer tudo e ir pro abraço e só dar vazão aos sorrisos, piadas e gargalhadas?
Muito se tem a dizer e nada se diz, o proveito do momento é tão pouco causado pela anestesia da surpresa do encontro que nada se fala.
A adrenalina jorrada pela circunstância causa-nos estagnação, muitas vezes até um leve torpor e tremedeira.
Como controlar isso e conseguir organizar resumida e calmamente para tudo ser dito?
Primeiro passo: respire fundo e fale calmamente.
Segundo passo: segure firme a figura e não a deixe fugir.
Terceiro passo: diga a pessoa que tem a falar algumas coisas, ela compreenderá.
Último passo: seja objetivo, claro e calmo.
Pergunta se eu consigo sempre isso?
Quase nunca, mas eu sei que ajuda muito seguir esses conselhos, e eu mesma já tentei e comecei a conseguir o que queria.
Que ótimo para mim, para meus amigos difíceis... Bom sinal!