terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cuidado com os manuais de pedagogia infantil por aí

Li uma pérola aqui no face agora: um grupo "Mães que educam" mostra um texto de uma "pedagoga" que diz dar os 4 passos para educação do filho.
Bem, a "pedagoga" que resume a educação de um filho em 4 passos já me causa estranheza. Segundo, será que manual ajuda? Por fim, a imposição de regras demais é a solução para educação de seu filho?
Acho que pedagogia infantil e orientação ao desenvolvimento nos primeiros anos é fundamental, porém cada pai e mãe precisam se conhecer.
Pais devem saber caminhos por onde vão chegar ao filho. Não é através de regras impostas de fora da família que vai ser varinha de condão.
A educação familiar é algo que se estabelece com o olhar dos pais, observação, o diálogo, o olhar nos olhos do filho, tudo isso não tem manual
Por isso sou muito resistente aos que plantam regrinhas básicas de sobrevivência, tipo Super Nanies da vida. Tenho pavor disso. Massificar.
O processo dialético da educação passa por manifestações individuais, até entre 2 irmãos, a mãe deve observar diferenças e modo de agir diversos.
A pasteurização de conceitos e a construção de manuais é contra-educacional e pedagógico. Cuidado com os engodos por aí.
Cuidado e lembrem, nenhuma fórmula mágica, varinha de condão de fadinhas pedagogas resolve o problema de sua família em casa.
Leia e adapte à sua realidade o que achar que é interessante, mas não siga cegamente nenhum manual, pois pode ter o efeito contrário e causar traumas irreversíveis ao seu filho. ‪#‎FicaDica‬