domingo, 6 de março de 2016

[GREVE] CARTA À POPULAÇÃO (repassem a todos)!


Nos últimos meses, os cariocas vêm testemunhando a forma brutal como o governo de Luiz Fernando Pezão vem tratando a grande maioria da população da cidade. Cortes no orçamento da saúde e da educação, hospitais e escolas caindo aos pedaços, o povo morrendo sem atendimento, alunos sem merenda, funcionários demitidos, sem pagamento ou com salários parcelados. Ataque aos direitos sociais mais básicos, violência contra os trabalhadores, repressão aos movimentos sociais, etc. O governador e seus aliados políticos priorizam os megaeventos e seus negócios com os grandes empresários, sem garantir aos trabalhadores e suas famílias serviços públicos de qualidade e os direitos sociais fundamentais. Querem que nós paguemos o preço da crise que foi criada por eles!
Tudo isso se agrava porque além do não reconhecimento de direitos, não se oferece qualquer perspectiva à geração mais jovem. A escola seria um espaço importantíssimo para darmos a possibilidade à juventude da periferia de se inserir socialmente e transformar a sua própria vida. No entanto, as escolas públicas estaduais, onde a maioria dos alunos são oriundos das classes populares (moradores do subúrbio, dos morros e das favelas) estão longe de oferecer as condições ideais de ensino.
 Os porteiros das escolas foram demitidos, o quadro de funcionários da limpeza foi reduzido, professores tiveram seus salários atrasados e parcelados, em muitas escolas falta merenda e não há refrigeração, condições que inviabilizam o aprendizado e impossibilita trabalhar com qualidade. O governo e a secretaria de educação fecham escolas, demitem e deixam sem salário os funcionários, aumentam o número de alunos por turno, entre outros absurdos, ações que demonstram a intenção clara de acabar com a escola pública. Os políticos que fazem isso são os mesmo que se preocupam em colocar seus filhos em colégios particulares caríssimos!
 Pedimos o apoio da população, daqueles que precisam do serviço público. A nossa greve é em defesa da escola pública, patrimônio do povo e que precisa ser defendida contra políticos mafiosos e bandidos!
 Procurem os professores e funcionários em greve da escola dos seus filhos e ajudem a derrotar os políticos que querem acabar com o que é nosso por direito!